O CataFácil

O Catafácil é um software de gestão específico para empreendimentos de catadores. Foi criado para e pelos catadores. É responsável pela entrada, processamento e saída de informações relativas à gestão financeira, contábil e da produção. E configurável e se adequa ao modelo de gestão do empreendimento. Tudo isso com uma interface extremamente amigável, tornando seu uso intuitivo e de fácil aprendizagem.

Principais vantagens

O Catafácil ajuda a profissionalizar a cooperativa. Com os documentos organizados e fornecidos diretamente pelo programa, fica muito mais fácil e rápido fazer pagamentos, prestação de contas para os catadores, gerar relatórios para parceiros, prefeituras e grandes geradores. Ou seja, aumenta a organização, a transparência e a autonomia dos catadores.

video.fw

Como?

O CataFácil possibilita que as anotações e registros sejam feitas diretamente no computador. Dessa forma, é possível controlar e retirar facilmente informações para repasse, relatórios, recibos, etc.

Com o CataFácil fica fácil:

– Controlar a produção e o estoque

– Controlar as vendas

– Fazer os controles financeiros

– Emitir recibos e notas fiscais eletrônicas

– Calcular o pagamento dos catadores

E também:

– Fazer prestação de contas Financeiras

– Emitir e enviar relatórios

– Gerar relatórios para grandes geradores e prefeituras

– Registrar a coleta seletiva por bairro

– Organizar todos os documentos da cooperativa

História

Início

Criado em 2007, dentro de um projeto de extensão universitária, o CataFácil foi desenvolvido por extensionistas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em coprodução com os catadores, e teve como fim a promoção de autonomia dos catadadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São João Del-Rei (ASCAS), na cidade São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. Dentro do projeto de extensão, o CataFácil nunca foi um fim em si mesmo, e sim uma solução para resolver problemas relativos à autonomia dos catadores. A ideia era criar um programa que fizesse a parte pesada de processamentos de dados e transformasse os registros de pesagens e vendas em informações para o pagamento do repasse dos associados Com a implantação do CataFácil, o processamento passou a ser feito de forma automática e os catadores passaram a executar toda operação de forma independente. Os bolsistas deixaram de trabalhar em funções operacionais e passaram a colaborar em questões mais estratégicas relacionadas à educação ambiental, coleta seletiva, capitação de recursos, etc.

Expansão

A partir do sucesso da versão 1.0 os bolsistas desenvolvedores procuraram se articular e encontrar apoio para fazer a tecnologia chegar à um número maior de cooperativas de catadores. Para tanto, seria necessário pesquisar mais e desenvolver a tecnologia. Com o apoio da Fundação AVINA e aprovação da tecnologia pelo MNCR, o CataFácil vem sendo desenvolvido e já é operado de forma experimental em mais 5 empreendimentos de catadores:

  • CRUMA (Poá, SP)
  • ASMARE (Belo Horizonte, MG)
  • ACAMPA (Curitiba, PR)
  • COOCAMAR E COOPCICLA (Natal, RN)

Depois de muita discussão a respeito do melhor modelo de expansão para fazer com que a tecnologia chegue de fato às cooperativas de catadores, foi decidido oferecer o CataFácil como serviço para as cooperativas por meio de uma taxa solidária, que poderá ser também subsidiada por algum patrocinador. A meta é que em breve o CataFácil esteja disponível para as organizações de catadores. Para tanto, em 2012, foi fundada uma empresa que tem a missão de desenvolver o sistema de forma contínua, ofertá-lo ás cooperativas e prestar suporte técnico.

Interface amigável – é fácil mesmo!

Desde sua versão inicial 1.0, o programa não é um pacote de software fechado onde uma cooperativa necessita modificar seus processos internos para sua utilização. A lógica da concepção e do desenvolvimento do CataFácil, se baseia na automação do modelo de gestão das cooperativas adequando-se, ao máximo, aos seus processos internos. Essa lógica de trabalho, que tem o usuário final e a forma de organização específica do empreendimento como referência para o desenvolvimento do programa, tem possibilitado o desenvolvimento de um sistema com interface extremamente amigável. Já estamos na versão 2.04, que é rica em funcionalidades e simples de operar. Até mesmo pessoas que nunca tiveram contato com a informática ou com baixo grau de escolaridade operam facilmente as funções básicas do programa.

Ainda tem dúvidas sobre o Cata Fácil? Que tal assistir um pouco nossos tutoriais em vídeos?