Nível de Acesso: 01:07:01:01


Este cadastro, a nível de sistema, pode ser considerado o cadastro de usuários do CATAFÁCIL, pois qualquer pessoa que for registrada nesta opção, poderá acessar o sistema de acordo com as permissões que estiverem definidas em seu perfil.


O cadastro do associado/cooperado possui informações pessoais, documentos civis, relacionamento com dependentes, escolaridade, dados bancários, além de informações que facilitam a parte administrativa do CATAFÁCIL a realizar controle de frequência e repasse.

Cadastro de Associados - Tela Inicial


A tela inicial do Cadastro de Associados contem informações básicas para que o CATAFÁCIL possa reconhecer a pessoa como um associado(a)/cooperado(a) ativo no sistema. Destacando aqui a importância para as informações do Nome Popular, Perfil e Função.


Ao entrar na tela inicial do cadastro de associados, o CATAFÁCIL sempre apresenta a tela com os campos em branco, ou seja, abre a janela de cadastro e espera para que o operador decida o que fazer, através do uso dos botões da barra de ferramenta, localizada no rodapé da tela.




Somente a informação Nome Popular é obrigatória neste cadastro. Porém, quanto mais completo for o cadastro, mais o CATAFÁCIL se tornará a fonte de pesquisa, de acesso rápido, confiável e centralizado de informações.



1. Fotografia


Fotografia para identificação do associado/cooperado.  Praticamente em todas as opções do sistema onde um associado for referenciado, sua fotografia será apresentada como forma de facilitação da identificação da pessoa, minimizando assim a ocorrência de erros em lançamentos.



2. Botão WebCam


Uma das formas de se obter a fotografia do associado/cooperado é através do uso da WebCam quando disponível no computador de mesa ou notebook. Ao ser clicado, a webcam será acionada e a imagem apresentada na tela para que o operador possa realizar a foto.  Uma vez definida a imagem, basta clicar em Concluir para que a foto possa ser transferida para o campo 1 - fotografia.


A fotografia deve obedecer o padrão 3x4 de fotos para documentos pessoais, para facilitar a identificação da pessoa.



3. Botão Arquivo


Nos casos onde a imagem do associado/cooperado estiver armazenada em outro local (disco ou smartfones), basta clicar no botão arquivo, para que uma janela do windows seja apresentada, possibilitando, ao operador, importar a imagem para o CATAFÁCIL.


As fotografias podem estar armazenadas nos seguintes formatos: BMP, JPEG, PNG.



4. Imprimir Crachá


Este botão permite a impressão de uma etiqueta contendo as informações do Nome Popular do Associado, a Fotografia, a Sigla da Cooperativa e o Código de Barras.


O Crachá é utilizado pelo associado/cooperado para o registro de frequência diária, utilizando o Leitor Óptico para Códigos de Barras.


Ao ser clicado, é apresentado ao operador a possibilidade de definir, em qual posição do formulário de etiquetas o Crachá deverá ser Impresso.


       


O Crachá é impresso em etiquetas auto-adesivas do modelo PIMACO 6283 encontrado em papelarias ou lojas de suprimentos de informática.



Após um clique de mouse na posição a ser impressa, o CATAFÁCIL exibe um preview da impressão do Crachá.


Ao ser impresso em impressoras a jato de tinta, a etiqueta dever ser adesivada em qualquer suporte para ser utilizada. O Suporte pode ser cartões de telefones, cartões de chips ou qualquer outro meio.



A critério da associação/cooperativa, o preview do Crachá pode ser exportado para PDF e encaminhado a uma gráfica para que um Crachá definitivo, confecionado em PVC possa ser editado e produzido.



5. Nome do Associado (Nome Popular)


Esta é a única informação obrigatória para se cadastrar um associado/cooperado. Este nome deve ser curto ou somente o primeiro nome, quando possível, pois será utilizado em todos os pontos do sistema quando for necessário especificar um determinado associado/cooperado.


O Nome Popular deve ser ÚNICO, ou seja, não poderá existir mais de um associado/cooperado com o mesmo nome popular.



6. Nome Completo do Associado


O nome completo do associado deve ser informado pois será utilizado em todos os relatórios e impressões de recibos que poderão ser utilizados como documentação formal.



7. Perfil do Usuário


A informação do Perfil irá definir a forma de acesso do associado/cooperado às opções do CATAFÁCIL.  O usuário  Administrador do CATAFÁCIL poderá criar perfil de acordo com a necessidade e relacionar cada associado/cooperado ao perfil correspondente.



8. Função


Função exercida pelo associado/cooperado dentro da Associação/Cooperativa. Algumas funções são pré-definidas no CATAFÁCIL por padrão de fábrica, porém, novas funções poderão ser criadas de acordo com a necessidade.


A definição da Função é extremamente necessária quando o modelo de repasse adotado for o modelo baseado em produção individual.



9. Local de Trabalho


Esta informação está ligada diretamente ao registro de frequência dos associados/cooperados quando se estiver utilizando o CATAFÁCIL App.



10. Botão Mais Informações


Este botão permite a abertura de uma nova tela, agrupada por abas, onde o detalhamento das informações individuais do associado/cooperado são armazenadas.




Somente para o operador ADMINISTRADOR não será exibida a opção do botão de mais informações.


11. Senha


A senha para um associado/cooperado não é informação obrigatória, porém a introdução de uma senha reduz  o acesso indevido de pessoas não cadastrados como operadores do CATAFÁCIL.


A senha possui tamanho máximo de 4 caracteres, podendo ser números ou letras. Para facilitar o acesso, aconselhamos utilizar combinações de dígitos entre 0 e 9.



12. Matrícula


Esta informação deve ser inserida quando, no momento da instalação do CATAFÁCIL, a associação/cooperativa já possuir uma identificação para seus associados/cooperados.


Esta informação também poderá ser utilizada como identificação da Ficha Cadastral dos associados/cooperados.



13. Desligado


Identifica o status atual do associado/cooperado. Esta informação poderá ser SIM ou NÃO.


O CATAFÁCIL NÃO PERMITE nenhum tipo de movimentação para associado/cooperado com status Desligado igual a SIM.


No momento do desligamento é necessário informar para o CATAFÁCIL a data do desligamento e o motivo pelo qual o associado/cooperado foi desligado.


Estas informações serão armazenadas no histórico de rotatividade do associado/cooperado dentro da associação/cooperativa.



14. Associou em


Data em que o associado/cooperado realizou formalmente sua adesão à associação/cooperativa.



15. Botões de Navegação


Estes botões devem ser utilizados para se encontrar o registro de um associado/cooperado específico. A navegação é pelo nome popular do associado/cooperado, obedecendo a ordem alfabética crescente ou decrescente dependendo do sentido do botão utilizado para pesquisar.



16. Botão Imprimir


Este botão gera o preview da ficha do associado/cooperado. Esta ficha contém informações básicas sobre o associado/cooperado.




17. Botão Procurar


Este botão deve ser utilizado para se procurar um registro específico. Esta busca é mais rápida do que a navegação um a um através dos botões do item 15.


Ao ser clicado, uma janela de pesquisa será apresentada para que o operador defina a forma como a busca será realizada.


Para o cadastro de associados, as opções de busca poderá ser por Nome Popular, por Código do Associado, por Função do Associado ou por Turno de trabalho.




18. Botão Cancelar


Permite ao operador cancelar qualquer modificação que tenha sido realizado nas informações do registro selecionado na tela.



19. Botão Gravar


Permite ao operador Gravar, no banco de dados, as informações do registro que estiver sendo apresentado na tela.


Somente após a mensagem confirmando que as informações foram devidamente enviadas para o banco de dados é que o operador poderá se certificar de que realmente que as informações foram gravadas.


20. Botão Novo


Este botão faz com que o CATAFÁCIL abra um registro em branco para que um novo associado/cooperado possa ser cadastrado, ou seja, inserido no banco de dados.


Iniciar o preenchimento de qualquer um dos campos da tela inicial quando o registro estiver em branco, terá o mesmo efeito de se clicar no botão novo.



21. Botão Voltar


Este botão irá conduzir o operador à tela anterior, ou seja, Menu de Cadastros.



Aba - Dados Cadastrais


Nesta aba, estão informações pessoais do associado/cooperado, como data de nascimento, sexo, endereço postal, eletrônico, telefone de contato  e outras como definido na tela abaixo.




Aba - Documentos Civis


Nesta aba, estão informações relativas à documentação do associado/cooperado. Aqui destacamos a importância das informações sobre Inscrição Social e Dados Bancários. Estas informações serão utilizadas no Relatório de GPS, que contém dados para facilitar o preenchimento da Guia de GPS para o recolhimento do INSS do associado/cooperado.




Aba - Rotatividade


As informações contidas nesta aba são inseridas automaticamente pelo CATAFÁCIL  assim que o associado/cooperado é inserido, desligado ou religado no CATAFÁCIL. Estas operações irão gerar um histórico de data em que ocorrerão com detalhes dos motivos.




Aba - Repasse


Esta Aba tem por objetivo definir formas de repasse para o associado/cooperado que não seguir o padrão de repasse definido nos Parâmetros Globais do CATAFÁCIL.



  • Repasse Padrão Definido nos Parâmetros Globais do Sistema

O cálculo do valor a ser repassado ao associado/cooperado, ao final de cada período, será de acordo com o modelo de repasse que estiver definido nos Parâmetros Globais do  CATAFÁCIL, aba Repasse.


  • Recebe Repasse por RMP

A sigla RMP  significa Remuneração Média da Produção. Este modelo foi criado internamente pelos desenvolvedores do CATAFÁCIL com a finalidade de se gerar um valor flutuante para associados/cooperados com funções administrativas


Quando se define esta opção, deverá ser informado quantas RMPs o associado/cooperado irá receber por período.


O valor de uma RMP é definido obtendo o valor médio do associados com função de produção (fardador, triador, coletor, carrinheiro), dividido pelo número mínimo de horas de trabalho necessárias para se obter uma RMP. Estes valores devem ser definidos nos Parâmetros Globais.  Assim, através dos lançamentos de frequência, obtemos o número de horas trabalhadas no período. Este valor será multiplicado pela quantidade de RMPs definidas aqui no cadastro do associado/cooperado.

  • Recebe Repasse como Diarista

O valor a ser repassado ao associado/cooperado ao final de cada período será o valor unitário da diária, definido aqui, multiplicado pelo número de dias trabalhados, registrados no lançamento de frequência.

  • Recebe Repasse por Hora Trabalhada

O valor a ser repassado ao associado/cooperado ao final de cada período será o valor fixo unitário da hora, definido aqui, multiplicado pelo número de horas trabalhados, registradas no lançamento de frequência.

  • Recebe Repasse por Valor Fixo

Neste modelo o associado/cooperado irá receber o valor fixo definido aqui em seu cadastro. Caso também seja definido para se descontar faltas, o CATAFÁCIL irá considerar o valor fixo, aqui definido, correspondente aos dias de intervalo entre repasses especificado nos Parâmetros Globais, guia Repasse, e irá descontar faltas ou acrescer dias de acordo com o registro de frequência do associado/cooperado no período de repasse.


  • Recebe Repasse de Percentual sobre Venda

Para este modelo, deverá ser definido o valor do percentual que será aplicado sobre o montante das vendas realizadas no período de repasse.

  • Recebe Repasse por Produtividade

Este modelo levará em consideração o valor que está definido para ser pago, por função, de acordo com a produtividade do associado/cooperado para cada item no cadastro de materiais.

  • Não Incluído no Repasse

São associados/cooperados que não recebem nenhum valor como forma de remuneração. São voluntários na associação/cooperativa.

  • Recebe por Valor Fixo Hora-Produção

Este modelo o associado/cooperado receberá por uma quantidade fixa de horas com o valor definido da hora calculado de acordo com o modelo coeficiente hora-produção, onde o valor da hora é definido com base no montante de horas trabalhadas dos associados relacionados a função de produção. A definição de uma função como sendo de produção é feita no cadastro de funções.



O valor a ser pago ao associado/cooperado será considerado como uma DESPESA para a associação/cooperativa quando a forma de repasse for diferente do modelo definido nos Parâmetros Globais.


Para estes casos, o operador deverá definir se o valor será ou não incluído como despesa para o cálculo do repasse e também definir conta e subconta quando estiver trabalhando integrado com Contas.



Nesta guia ainda se pode definir para o associado/cooperado os seguintes itens:

  • Percentual de Comissão Repassada

Este percentual será aplicado como um acréscimo ao valor básico que o associado/cooperado deverá receber e não sobre o valor em reais devido. Por exemplo: se o percentual for de 25% e o associado/cooperado possuir 220Hs trabalhadas no período a serem recebidas, então o CATAFÁCIL irá aplicar a comissão e o associado/cooperado irá receber 25% a mais sobre as 220Hs equivalentes a 55Hs e totalizando 275Hs.


  • Taxa de Insalubridade

Esta taxa será aplicada sobre o valor em reais bruto a ser recebido pelo associado/cooperado referente ao adicional por insalubridade.


  • Reter Imposto de Renda

Caso afirmativo, o CATAFÁCIL irá reter, em todos os repasses, o valor devido de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) do associado/cooperado com base na Tabela de IRRF.  Esta tabela deverá ser mantida atualizada pelo operador administrador do CATAFÁCIL.


  • Recebe Bonificação por Dia Trabalhado

Este valor é um incentivo que poderá ser dado ao associado/cooperado para fortalecimento da presença ao trabalho.





Aba - Horários


Esta aba contém informações sobre os horários de atividade do associado/cooperado dentro da associação/cooperativa ou posto externo de trabalho.



Cada associado possui sua própria definição de horários de trabalho. Estes horários somente terão finalidade quando o modelo de repasse do associado/cooperado levar em conta o número de horas trabalhadas dentro do período de repasse.


Nesta aba estão definidos os horários para o associado/cooperado para os dias de segunda à sexta-feira e uma definição independente para sábados e domingos (feriados).


Para exigir que o associado/cooperado registre a frequência em qualquer um dos horários, basta marcar o checkbox posicionado na frente de cada box de edição da hora.


O intervalo de horas de trabalho define as "janelas" ou intervalos em que será permitido ao associado/cooperado realizar, por si próprio, o registro de qualquer um dos quatro horários definidos por dia de trabalho, ou seja, entrada na parte da manhã, saída na parte da manhã, entrada na parte da tarde, saída na parte da tarde.



O parâmetro, domingo como DSR, especifica se as frequências registradas em dias de domingo deverão ou não ser consideradas como Descanso Semanal Remunerado.


Definir turnos diferentes para associados/cooperados tem por finalidade somente de agrupamento.


Outras permissões específicas para o associado/cooperado são definidas nesta aba:


  • Associado Registra Frequência


Define a obrigatoriedade de registrar frequência para determinado associado/cooperado.



  • Recebe e Envia Mensagens entre Cooperativas


Define a permissão do uso do F7 (chat inter-cooperativas e acesso ao Suporte BAZO SOLUÇÕES).



  • Uso do CataFácil Móvel


Define a permissão do associado/cooperado para uso do CataFácil App.



  • Registra Função e Local no Login


Define a obrigatoriedade de se informar a função e o local de trabalho no momento do login do associado/cooperado no CataFácil App.



Aba - Despesas Fixas


Esta aba permite definir valores que serão descontados do associado/cooperado em todos os repasses. São valores recorrentes como por exemplo  retenção de INSS, valores de Cota-Parte.


Desta forma, os valores contidos nesta aba serão automaticamente inseridos em cada repasse, sem a necessidade de serem inseridos a cada novo período.



As informações contidas nesta tela são:


  • Tipo do Lançamento


O Tipo do lançamento deve ser especificado para que as despesas possam ser identificadas pelo CATAFÁCIL e assim serem agrupadas como base para o Relatório de Repasse Por Tipo de Lançamento.



  • Descrição


A descrição é o detalhamento da despesa que esta sendo registrada para o associado/cooperado e que será utilizada para identificação desta despesa em consultas, relatórios e recibos de repasse.



  • Tipo de Despesa


O Tipo de despesa é a forma como o valor da despesa poderá ser definido. Possui duas opções de definição:


    • Valor Monetário:   Valor fixo definido em Reais que será inserido em todo repasse para o associado/cooperado.


    • Percentual:  Valor definido em percentuais que será aplicado sobre a receita bruta do associado/cooperado para se encontrar o valor em Reais a ser descontado. Para esta opção, ainda poderá ser definido um valor em reais para o mínimo e para o máximo. Dessa forma, o valor calculado pelo percentual deverá estar sempre entre o valor mínimo e o máximo. O Valor calculado pelo percentual sempre será utilizado nos casos em que o mínimo ou o máximo estiver definido como zero.



  • O Lançamento Expira por


Para que a  inserção automática de um lançamento de despesa possa ser interrompido sem que o operador necessite excluí-lo, o CATAFÁCIL apresenta 3 (três) formas de interrupção, ou seja,  de fazer com que o lançamento se expire automaticamente.


    • Data de Validade:   Definindo a Data Limite para o lançamento. Quando esta data for menor que a data inicial do período de repasse, o lançamento não mais será inserido nos repasses.


    • Valor Acumulado:  Definindo um Valor Acumulado para que quando o somatório dos lançamentos desta despesa em repasses anteriores atingir este Valor Acumulado, a despesa deixa de ser inserida e o lançamento ficará interrompido.


    • Número de Lançamentos:  Definindo uma Quantidade de inserções em repasses. Quando esta quantidade de repasses for atingida o lançamento não mais será inserido e a despesa se expira.



  • SubConta


Quando o CATAFÁCIL estiver parametrizado para trabalhar com contas, o operador terá a possibilidade de definir a SubConta (Conta de Controle) para o lançamento desta despesa.



Aba - Receitas Fixas


Esta aba permite definir valores que serão acrescentados para o associado/cooperado em todos os repasses. São valores recorrentes como por exemplo: Bonificações, Valores de Projetos, etc...


Desta forma, os valores contidos nesta aba serão automaticamente inseridos em cada repasse, sem a necessidade de serem inseridos a cada novo período.


       


As informações contidas nesta tela são:


  • Tipo do Lançamento


O Tipo do lançamento deve ser especificado para que as receitas possam ser identificadas pelo CATAFÁCIL e assim serem agrupadas como base para o Relatório de Repasse Por Tipo de Lançamento.



  • Descrição


A descrição é o detalhamento da receita que esta sendo registrada para o associado/cooperado e que será utilizada para identificação desta receita em consultas, relatórios e recibos de repasse.



  • Receita do Tipo


O Tipo de Receita é a forma como o valor a ser inserido poderá ser definido. Possui duas opções de definição:


    • Valor Monetário:   Valor fixo definido em Reais que será inserido em todo repasse para o associado/cooperado.


    • Percentual:  Valor definido em percentuais que será aplicado sobre a receita bruta do associado/cooperado para se encontrar o valor em Reais a ser inserido como receita nos repasses. Para esta opção, ainda poderá ser definido um valor em reais para o mínimo e para o máximo. Dessa forma, o valor calculado pelo percentual deverá estar sempre entre o valor mínimo e o máximo. O Valor calculado pelo percentual sempre será utilizado nos casos em que o mínimo ou o máximo estiver definido como zero.



  • O Lançamento Expira por


Para que a  inserção automática de um lançamento de receita possa ser interrompido sem que o operador necessite excluí-lo, o CATAFÁCIL apresenta 3 (três) formas de interrupção, ou seja,  de fazer com que o lançamento se expire automaticamente.


    • Data de Validade:   Definindo a Data Limite para o lançamento. Quando esta data for menor que a data inicial do período de repasse, o lançamento não mais será inserido nos repasses.


    • Valor Acumulado:  Definindo um Valor Acumulado para que quando o somatório dos lançamentos desta receita, em repasses anteriores, atingir este Valor Acumulado, a receita deixa de ser inserida e o lançamento ficará interrompido.


    • Número de Lançamentos:  Definindo uma Quantidade de inserções em repasses. Quando esta quantidade de repasses for atingida o lançamento não mais será inserido e a recvita se expira.



  • SubConta


Quando o CATAFÁCIL estiver parametrizado para trabalhar com contas, o operador terá a possibilidade de definir a SubConta (Conta de Controle) para o lançamento desta despesa.



  • Incluir este Lançamento no Repasse


Quando o Tipo da Receita for um valor fixo monetário, o operador poderá definir se o valor entregue como receita ao associado/cooperado será ou não interpretado como uma despesa para a associação/cooperativa.



  • Incide Receita do Tipo Percentual


Esta opção permite que o operador possa definir, quais os valores de receita não serão aplicados os percentuais.




Aba - Dependentes


Relacionar os dependentes do associado/cooperado, definindo nome, data de nascimento (idade), escolaridade e grau de parentesco.




Aba - Documentos (Arquivos)


Esta aba permite que qualquer documento ou texto relacionado ao associado/cooperado possa ser armazenado como dados em seu cadastro.



Ao clicar no botão Adicionar, será apresentado a opção de selecionar o arquivo. O operador ainda poderá modificar o nome a ser armazenado no banco de dados para facilitar sua identificação posteriormente.


Uma vez inserido, este documento poderá ser visualizado ou impresso a qualquer momento, clicando-se na lupa existente em cada linha que representa um documento armazenado na lista de documentos.


Somente arquivos no formado PDF serão aceitos para armazenamento. Assim documentos pessoais como Identidade, CPF, Habilitação, Certidões deverão ser escaneados.



Aba - Inf. SócioEconômicas



Esta aba contem informações sociais e econômicas relativas ao associado/cooperado. Estas informações são de grande valor quando se necessita reunir informações para projetos, tais como CataForte do Governo Federal, Bolsa Reciclagem do Goverdo do Estado de Minas Gerais.








Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Easily create CHM Help documents