Nível de Acesso: 01:01:02


Nesta opção é registrada a entrada de  materiais na cooperativa/associação que chegam através da coleta realizada na rua diretamente pelos próprios associados/cooperados.


Cada pessoa possui seu carrinho ou veículo de transporte que utiliza para coletar o material em pontos específicos da região e levá-lo até o galpão. No galpão, o material é colocado em boxes onde posteriormente é classificado/triado e levado para o registro.


No CATAFÁCILo registro é realizado em 4 passos: Identificação do Associado carrinheiro, Identificação do Associado "Balança", Identificação do Material, Leitura do Peso.


Passo 1 - Identificação do Proprietário do Material


Neste passo o operador deverá informar o nome do associado que trouxe o material e que, de modo geral, recebe por produtividade.




1. Nome Popular


Nome popular o "apelido" do associado. Esta informação foi inserida no Cadastro de Associados.  O nome poderá ser digitado ou selecionado utilizando-se as teclas de seta para cima ou para baixo no teclado.


2. Botões de Seleção


O nome popular opcionalmente também poderá ser selecionado utilizando-se o mouse  e executando um único clique nos botões de seleção seta para cima ou para baixo. O botão que aponta para cima apresenta o próximo nome na ordem alfabética crescente. O botão que aponta para baixo irá apresentar o nome anterior na ordem alfabética decrescente.



O CATAFÁCIL NÃO permite que um associado/cooperado registre entrada de material para si próprio.




3. Fotografia do Associado


Assim que o nome do associado/cooperado for encontrado na base de dados, a fotografia deste associado será exibida na tela facilitando a identificação da pessoa e minimizando a possibilidade de gerar erros de lançamentos.



4. Botão Voltar


Este botão irá conduzir o usuário operador para a tela anterior, Menu de Entrada de Materiais, sem que o registro de entrada de material seja realizado, ou seja, sem gravar nenhuma informação.



5. Botão Avançar


Este botão irá conduzir o usuário operador para próxima etapa, Passo 2, onde deverá identificar o material a ser pesado.



Passo 2 - Identificação do Associado "Balança"


Associado "Balança" são todos os associados que estiverem definidos como função Balança no Cadastro de Associados.


Este passo somente será apresentado para o operador quando estiver definido como SIM o parâmetro "Identificar Operador da Balança?" na opção de Parâmetros Globais, guia Gerais, guia Seleções




1. Nome Popular


Nome popular o "apelido" do associado. Esta informação foi inserida no Cadastro de Associados.  O nome poderá ser digitado ou selecionado utilizando-se as teclas de seta para cima ou para baixo no teclado.


2. Botões de Seleção


O nome popular opcionalmente também poderá ser selecionado utilizando-se o mouse  e executando um único clique nos botões de seleção seta para cima ou para baixo. O botão que aponta para cima apresenta o próximo nome na ordem alfabética crescente. O botão que aponta para baixo irá apresentar o nome anterior na ordem alfabética decrescente.


Se nos Parâmetros Globais, guia Gerais, guia Seleções estiver definido SIM para o parâmetro Usar Filtro nas Seleções,  somente nomes de cooperados/associados que possuírem a função de BALANÇA serão exibidos. Caso contrário, todos os nomes de cooperados/associados, ativos na data do registro, serão exibidos.


3. Fotografia do Associado


Assim que o nome do associado/cooperado for encontrado na base de dados, a fotografia deste associado será exibida na tela facilitando a identificação da pessoa e minimizando a possibilidade de gerar erros de lançamentos.



4. Botão Voltar


Este botão irá conduzir o usuário operador para a tela anterior, Passo 1



5. Botão Avançar


Este botão irá conduzir o usuário operador para próxima etapa, Passo 3, onde deverá identificar o material a ser pesado.




Passo 3 - Identificação do Material


Nesta etapa o operador poderá selecionar e pesar vários materiais para o mesmo associado/cooperado que coletou e classificou estes materiais.



1. Fotografia do Associado


Fotografia que identifica o proprietário dos materiais que serão registrados.



2. Imagem do Material


Assim que o nome do material for encontrado na base de dados, a foto deste material será exibida na tela facilitando a identificação e minimizando a possibilidade de gerar erros de lançamentos.



3. Material


Descrição do Nome do Material. Esta informação deve estar inserida no Cadastro de Materiais.  A descrição ou nome do material, poderá ser digitado ou selecionado utilizando-se as teclas de seta para cima ou para baixo no teclado.



4. Botões de Seleção


O nome do material opcionalmente também poderá ser selecionado utilizando-se o mouse  e executando um único clique nos botões de seleção seta para cima ou para baixo. O botão que aponta para cima apresenta o próximo nome na ordem alfabética crescente. O botão que aponta para baixo irá apresentar o nome anterior na ordem alfabética decrescente.



5. Equipamento


O operador poderá selecionar um dos equipamentos utilizados para se realizar a pesagem do material, de modo que o CATAFÁCIL possa fazer automaticamente o desconto da TARA. Os equipamentos e suas respectivas taras deverão estar inseridos na Tabela de Equipamentos. Este quadro somente irá ser exibido nesta tela se nos Parâmetros Globais, guia Gerais, guia Seleções, estiver marcado como SIM a opção de Descontar da pesagem o valor da tara do equipamento.



6. Data da Entrada


Data em que o registro será registrado no bando de dados. Por padrão o CATAFÁCIL sempre traz a data corrente do Sistema Operacional do Computador, porem o operador poderá ajustar a data para o valor desejado.



O CATAFÁCIL somente irá permitir a conclusão de um registro de entrada de materiais para carrinheiro se a data de lançamento estiver dentro do período de repasse corrente.




7. Botão Pesar Material


Ao ser clicado, o operador será conduzido para o Passo 4, onde poderá finalmente informar o peso do Material.  O peso somente poderá ser informado se o material informado tiver sido encontrado na base de dados, caso contrário, uma mensagem será exibida informando que o material não foi encontrado na base de dados.



8. Quadro de Materiais já Pesados


Este quadro apresenta a lista de todos os materiais já registrados durante este lançamento para o associado/cooperado que trouxe o material. Qualquer um destes itens neste quadro, poderá ter seu peso corrigido ou até mesmo ser removido da lista, antes que o registro seja concluído, ou seja, gravado no banco de dados.



9. Botão Corrigir


Após ser selecionado um item no quadro de materiais já pesados, um clique do mouse no botão corrigir, direciona o operador para uma tela onde o peso do material poderá ser alterado. Nesta tela o operador também contará com o recurso da calculadora do CATAFÁCIL para que o valor correto da pesagem possa ser encontrado com maior facilidade. Após ser corrigido o valor do peso, basta clicar no botão concluir para que a alteração seja aceita.


10. Botão Apagar


Para que um material não seja registrado de forma incorreta no banco de dados, antes de se clicar no botão concluir, o operador, poderá selecionar o item desejado no quadro de materiais já pesados e então executar um clique do mouse sobre o botão apagar. Será exibido uma mensagem para que a exclusão do item seja confirmada pelo operador.


Uma vez confirmada, o item selecionado será excluído do quadro e não mais será computado para o associado/cooperado.



11. Botão Concluir


Este botão irá finalizar a operação de entrada de carrinheiro, gravando as informações no banco de dados, desde que pelo menos um item tenha sido pesado e esteja sendo exibido no quadro de itens já pesados.


Nestes casos, as quantidades de materiais registradas irão alimentar o saldo do estoque de materiais triados, uma vez que o material já esta identificado, ou seja, classificado/triado.


A mensagem abaixo será exibida para o operador ao concluir a operação.



Caso não exista nenhum item no quadro de itens já pesados, o botão concluir, somente encerra a operação de registro sem que nada seja registrado no banco de dados e nenhuma mensagem é apresentada.




Passo 4 - Pesagem do Material


Informar para o CATAFÁCIL qual o valor do peso do material trazido pelo associado/cooperado que será registrado como entrada de material na cooperativa/associação.




1. Fotografia do Associado


Fotografia que identifica o associado/cooperado, proprietário do material que esta sendo pesado.



2. Imagem do Material


Imagem que identifica o material que esta sendo pesado.



3. Quantos quilos


A quantidade em Kg do material sendo pesado. Este valor deverá ser informado digitando-se o valor lido da balança nos casos onde o computador que estiver sendo utilizado, não esteja conectado fisicamente a uma balança.



4. Botão Ler Balança


Nos casos onde o computador estiver conectado fisicamente a uma balança , o peso será lido pelo CATAFÁCIL e será exibido para o operador simplesmente confirmar o valor clicando no botão Ok.


Para que o CATAFÁCIL possa realizar a leitura diretamente da balança, o modelo da balança deve estar definido nos Parâmetros Locais do computador que estiver sendo utilizado.


Lembrando que os Parâmetros Locais do CATAFÁCIL são parâmetros individuais para cada computador, ou seja, o que estiver definido em um computador não servirá como parâmetro para outro.


Os Parâmetros Locais do CATAFÁCIL são parâmetros individuais para cada computador, ou seja, o que estiver definido em um computador não servirá como parâmetro para outro.



5. Peso por Extenso


Assim que o peso estiver sendo informado, o CATAFÁCIL irá apresentado o valor por extenso do peso. Facilitando a identificação do valor preenchido e minimizando a geração de erros de lançamentos.



6. Botão Ok


Botão que irá confirmar o peso informado e caso seja maior que zero este valor, o item será inserido na lista de materiais já pesados e retornará à tela anterior, Passo 3, Identificação do Material.



7. Botão Calculadora


Abre a Calculadora do CATAFÁCIL para auxiliar no cálculo do valor final do peso do  material. Geralmente se utiliza da calculadora para ao invés de realizar vários registros de um mesmo material, o operador identifica o material uma única vez e abrindo a calculador vai digitando e somando os pesos. No final, clica no botão de igual da calculadora para obter o resultado final da soma dos valores digitados e depois clica no botão Lançar o Valor para que a calculadora transfira o valor total para o campo peso da tela de registro da pesagem.



 Botões da Calculadora

 


 1.   Campo de Edição de Valores e Expressão Aritmética

 2.    Apresenta a Avaliação da Expressão contida no Campo 1.

 3.   Botão para Avaliar o Valor da Expressão

 4.   Transferir o Valor do Total para o CATAFÁCIL

 5.   Apagar o Último Caracter Digitado no Campo 1

 6.   Inserir no Campo 1 o operador de Adição

 7.   Inserir no Campo 1 o operador de Subtração

 8.   Inserir no Campo 1 o operador de Multiplicação

 9.   Inserir no Campo 1 o operador de Divisão

 10. Fechar a Calculadora e Voltar para o CATAFÁCIL.







Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Free EPub and documentation generator