Nível de Acesso: 01:03:03


A triagem de bags consiste em colocar um ou mas lotes de bags em processo de classificação, ou seja, triagem de materiais. Dependendo da configuração de Parâmertros do CATAFÁCIL esta operação pode ser dividida em 6 passos.


  • Passo 1:  Seleção dos Lotes;
  • Passo 2:  Seleção dos Triadores;
  • Passo 3:  Identificação do Gerador;
  • Passo 4:  Identificar Associado "Balança";
  • Passo 5: Identificar Materiais;
  • Passo 6: Informar Peso Triado.


Passo 1 - Seleção dos Lotes


O primeiro passo consiste em selecionar os lotes contendo os bags que serão triados.




1. Quadro de Seleção


Assim que acessar esta opção de triagem, o CATAFÁCIL apresenta uma lista com todos os lotes que foram criados e aguardando entrar em processo de triagem.



Por definição, somente poderá ser colocado em processo de classificação um único lote por vez.



2. Botão Apagar


O Botão Apagar permite que o operador exclua o lote referente a linha que estiver posicionada no quadro de seleção.



3. Botão Avançar


Este botão conduzir o usuário operador para o Passo 2, identificação dos triadores ou equipe de triagem.



4. Botão Mais Informações


Este botão apresenta uma lista com informações dos bags que fazem parte do Lote que estiver selecionado no quadro de lotes.


1. Lista dos bags que estão presentes no lote e que deverão ser colocados para triagem



2. Botão que permite remover um bag do lote. O Bag removido, volta paro estoque e poderá incluído em outro Lote posteriormente.



3. Botão Voltar irá retornar à tela anterior, Passo 1: Selecionar Lote para Triagem.










5. Botão Voltar


Este botão irá conduzir o operador à tela de anterior Menu de Controle de Bags.



Passo 2 - Seleção dos Triadores


Identificação dos associados/cooperados que participaram da triagem dos materiais contidos nos bags do lote.



1. Botão Inverter Seleção


Este botão tem a finalidade de inverter a situação da seleção dos associados/cooperados que estiverem sendo exibidos no quadro. Ao ser clicado, os triadores que não estiverem selecionados passarão para selecionados, e os que estiverem selecionados, passarão a não estar selecionados.



2. Quadro para Seleção


Este quadro apresenta os nomes de associados/cooperados para seleção de quem participou da triagem a ser registrada, quando  Individual estiver ativo. Quando Equipes estiver ativo, o quadro irá apresentar para seleção, nomes de Equipes.



3. Selecionados


Informa o número de associados/cooperados que estão selecionados no quadro, facilitando ao operador, identificar se todas pessoas participantes da triagem foram selecionados.



4. Data da Triagem


É a data que o CATAFÁCIL irá armazenar para a triagem. Por padrão, o CATAFÁCIL apresenta inicialmente a data corrente de operação do Sistema, porém este valor poderá ser ajustado para a data que o operador necessitar. Para alterar a data, basta posicionar o cursor na informação desejada (dia, mês ou o ano) e com as setas para cima ou para baixo do teclado, aumentar ou diminuir o valor correspondente. Poderá ser alterada também clicando-se na parte direita do campo de edição para que o calendário seja apresentado. Assim o operador poderá selecionar a data  desejada bastando executar um clique sobre ela.



5. Botão Avançar


Este botão irá abrir a próxima tela no processo de registro de triagem. Esta tela poderá variar dependendo da configuração de Parâmetros Globais do CATAFÁCIL, guia Gerais, guia Seleções.


Se o parâmetro Identificar Gerador do Material estiver definido como SIM, então a tela do Passo 3, identificar gerador do material, será exibida.


Se o parâmetro Identificar Operador da Balança estiver definido como SIM, então a tela do Passo 4, identificar o operador da balança, será também exibida.


Se nenhum destes parâmetros estiverem definidos como sim, então as telas dos passos 2 e 3 não serão exibidas, e a tela apresentada será a do Passo 5.



6. Individual / Equipes


Este quadro possibilita ao operador inverter entre Triadores Individuais e Triadores por Equipe.

A relação dos associados/cooperados que fazem parte de uma Equipe é definido na Cadastro de Equipes.


A Triagem por Equipes agiliza a seleção dos triadores, pois ao selecionar uma Equipe, automaticamente o CATAFÁCIL selecionará todos os Triadores que fazem parte da Equipe Selecionada.




A distribuição da produção entre os associados/cooperados relacionados na Triagem por Equipes obedece o parâmetro Vincular Registro de Frequência com a Produção. Parâmetro Global, guia Gerais, Guia Seleções. Que automatiza o recebimento da produção somente para quem estiver presente no momento  do registro da Triagem.




7. Botão Voltar


Este botão irá conduzir o operador ao Passo 1, Identificação do Lote a ser Triado.



Passo 3 - Identificação do Gerador



Identificar a Empresa Geradora gerando informação da quantidade de material coletado em cada gerador.



1. Nome da Empresa Geradora


O operador deverá informar o nome da empresa geradora onde a coleta foi realizada. Somente nomes de empresas inseridas no Cadastro de Empresas Geradoras poderão ser informados.  O nome poderá ser digitado ou selecionado usando as teclas de seta para cima ou para baixo no teclado.



2. Botões de Seleção


A Empesa Geradora opcionalmente também poderá ser selecionada utilizando-se o mouse  e executando um único clique nos botões de seleção seta para cima ou para baixo. O botão que aponta para cima apresenta a próxima Empresa na ordem alfabética crescente. O botão que aponta para baixo irá apresentar a Empresa anterior na ordem alfabética decrescente.



3. LogoMarca do Gerador


Assim que o nome do gerador foi identificado no banco de dados, o CATAFÁCIL irá exibir a logomarca do gerador. Esta informação esta presente no cadastro de empresas geradoras, no menu de Cadastros.



4. Botão Avançar


O botão avançar irá conduzir o operador para o próximo passo, caso o nome da empresa geradora tenha sido informado corretamente, ou seja, tenha sido encontrado na base de dados. O passo seguinte poderá ser o Passo 3, caso o parâmetro para identificar o operador da balança esteja definido como SIM, caso contrário, será o Passo 4



5. Botão Voltar


Este botão irá conduzir o usuário operador para a tela anterior, ou seja, Passo 2, identificação dos triadores.


Passo 4 - Identificação do Associado "Balança"



Associado "Balança" são todos os associados que estiverem definidos como Função Balança no Cadastro de Associados.


Este passo somente será apresentado para o operador quando estiver definido como SIM o parâmetro "Identificar Operador da Balança?" na opção de Parâmetros Globais, guia Gerais, guia Seleções




1. Nome Popular


Nome popular ou "apelido" do associado. Esta informação foi inserida no Cadastro de Associados.  O nome poderá ser digitado ou selecionado utilizando-se as teclas de seta para cima ou para baixo no teclado.



2. Botões de Seleção


O nome popular opcionalmente também poderá ser selecionado utilizando-se o mouse  e executando um único clique nos botões de seleção seta para cima ou para baixo. O botão que aponta para cima apresenta o próximo nome na ordem alfabética crescente. O botão que aponta para baixo irá apresentar o nome anterior na ordem alfabética decrescente.


Se nos Parâmetros Globais, guia Gerais, guia Seleções estiver definido SIM para o parâmetro Usar Filtro nas Seleções,  somente nomes de cooperados/associados que possuírem a função de BALANÇA serão exibidos. Caso contrário, todos os nomes de cooperados/associados, ativos na data do registro, serão exibidos.



3. Fotografia do Associado


Assim que o nome do associado/cooperado for encontrado na base de dados, a fotografia deste associado será exibida na tela facilitando a identificação da pessoa e minimizando a possibilidade de gerar erros de lançamentos.



4. Botão Avançar


Este botão irá conduzir o usuário operador para próxima etapa, Passo 5, onde deverá identificar o material a ser pesado.



5. Botão Voltar


Este botão irá conduzir o usuário operador para a tela anterior, que poderá ser a tela do Passo 2, Identificação dos Triadores, ou Passo 3, Identificação do Gerador, conforme o que estiver definido nos Parâmetros do  CATAFÁCIL.



Passo 5 - Identificação dos Materiais


Informar os materiais que foram classificados nos bags do lote e finalizar com a informação do peso do rejeito.



1. Imagem do Material


Ao ser encontrado no banco de dados o nome do material informado ou selecionado pelo operador, o CATAFÁCIL exibe a imagem do material para facilitar a identificação do material e minimizar o erro no lançamento da triagem.



2. Material


Informação do nome do material que foi triado. O operador poderá digitar o nome do material ou selecionar o nome utilizando as setas para cima ou para baixo no teclado do computador.



3. Botões de Seleção


O nome do material opcionalmente também poderá ser selecionado utilizando-se o mouse  e executando um único clique nos botões de seleção seta para cima ou para baixo. O botão que aponta para cima apresenta o próximo nome na ordem alfabética crescente. O botão que aponta para baixo irá apresentar o nome anterior na ordem alfabética decrescente.



4. Equipamento


O operador poderá selecionar um dos equipamentos utilizados para se realizar a pesagem do material, de modo que o CATAFÁCIL possa fazer automaticamente o desconto da TARA. Os equipamentos e suas respectivas taras deverão estar inseridos na Tabela de Equipamentos. Este quadro somente irá ser exibido nesta tela se nos Parâmetros Globais, guia Gerais, guia Seleções, estiver marcado como SIM a opção de Descontar da pesagem o valor da tara do equipamento.



5. Botão Pesar Material


Este botão irá conduzir o usuário operador para a tela seguinte, Passo 6, Informação do Peso do Material.



6. Lista de quem Participou da Triagem


Este quadro apresenta o nome de todos os associados que foram selecionados na tela do Passo 1, seja individualmente ou por equipe. Estas pessoas compartilharão a produção registrada na triagem de forma igual, ou seja, os pesos de cada material serão divididos igualmente entre eles, compondo assim a produção individual de cada um.



7. Lista do Material Triado


Este quadro apresenta o nome de todos os itens que já foram pesados neste lançamento. Assim o operador poderá checar o que já foi registrado e poderá fazer correções de peso ou exclusões de itens.



8. Botão Corrigir


Este botão permite que o operador faça a correção do valor do peso do item selecionado no quadro de Materiais Triados. Primeiramente o Item deve ser selecionado. Após a seleção do item, o botão corrigir, deverá ser clicado para que a janela de leitura do novo peso seja apresentada.



9. Botão Apagar


Este botão permite que o operador faça a exclusão de algum dos itens apresentados no quadro de Materiais Triados. Primeiramente o Item deve ser selecionado. Após a seleção do item, o botão Apagar, deverá ser clicado para que o item seja removido da lista.



10. Informação de Rejeito


Como os bags que compõem um lote foram todos pesados, o lote possui um peso que é a somatória dos pesos de todos os bags do lote, assim à medida que os materiais forem sendo pesados, a diferença entre os materiais pesados e o peso total do lote, gera automaticamente a informação do rejeito.  Esta informação também será gravada no banco de dados, quando a operação de triagem for concluída.



O valor do rejeito deverá sempre ser maior ou igual a zero. Pois caso contrário o CATAFÁCIL não irá permitir a gravação da triagem.



11. Botão Concluir


Este botão irá finalizar a operação de registro de triagem, emitindo uma mensagem de que o lançamento ocorreu com sucesso.



Passo 6 - Informar o Peso


Tela para que o Operador possa informar o peso do material triado pelos associados/cooperados.




1. Imagem do Gerador


Esta imagem identifica o Gerador do Material.



2. Imagem do Material


Esta imagem identifica o material que foi triado identificado no Passo 5.



3. Quantos Quilos


A quantidade em Kg do material sendo pesado. Este valor deverá ser informado digitando-se o valor lido da balança nos casos onde o computador que estiver sendo utilizado, não esteja conectado fisicamente a uma balança.



4. Botão Ok


Quando o peso informado for maior que zero, então este botão irá fazer com que o material informado seja inserido na lista de materiais já pesados. Irá também abater o peso informado do peso total do lote e gerar novo valor de rejeito.



5. Botão Calculadora


Abre a Calculadora do CATAFÁCIL para auxiliar no cálculo do valor final do peso do  material. Geralmente se utiliza da calculadora para ao invés de realizar vários registros de um mesmo material, o operador identifica o material uma única vez e abrindo a calculador vai digitando e somando os pesos. No final, clica no botão de igual da calculadora para obter o resultado final da soma dos valores digitados e depois clica no botão Lançar o Valor para que a calculadora transfira o valor total para o campo peso da tela de registro da pesagem.


 Botões da Calculadora

 


 1.   Campo de Edição de Valores e Expressão Aritmética

 2.    Apresenta a Avaliação da Expressão contida no Campo 1.

 3.   Botão para Avaliar o Valor da Expressão

 4.   Transferir o Valor do Total para o CATAFÁCIL

 5.   Apagar o Último Caracter Digitado no Campo 1

 6.   Inserir no Campo 1 o operador de Adição

 7.   Inserir no Campo 1 o operador de Subtração

 8.   Inserir no Campo 1 o operador de Multiplicação

 9.   Inserir no Campo 1 o operador de Divisão

 10. Fechar a Calculadora e Voltar para o CATAFÁCIL.


6. Botão Ler Balança


Nos casos onde o computador estiver conectado a uma balança fisicamente, o peso será lido pelo CATAFÁCIL e será exibido para o operado simplesmente confirmar o valor clicando no botão Ok.


Para que o CATAFÁCIL possa realizar a leitura diretamente da balança, o modelo da balança deve estar definido nos Parâmetros Locais do computador que estiver sendo utilizado.


Lembrando que os Parâmetros Locais do CATAFÁCIL são parâmetros individuais para cada computador, ou seja, o que estiver definido em um computador não servirá como parâmetro para outro.


Os Parâmetros Locais do CATAFÁCIL são parâmetros individuais para cada computador, ou seja, o que estiver definido em um computador não servirá como parâmetro para outro.



7. Peso por Extenso


À medida que o peso do material for sendo informado, o CATAFÁCIL irá gerar a informação do valor por extenso. Facilitando a identificação do valor informado como peso e minimizando a geração de erros no registro da pesagem.



8. Botão Voltar


Este botão irá conduzir o usuário operador para a tela anterior, Passo 5,  Identificação do Material.





Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Generate Kindle eBooks with ease